Em 1994, iniciaram-se as negociações entre lideranças empresariais associadas ao CIEMG, ao SEBRAE-MG e à Prefeitura de Contagem para viabilizar a implantação da Escola Técnica de Formação Gerencial no município de Contagem, atendendo à demanda da região, com necessidade de técnicos em Administração, capacitados para atuar nos setores secundários e terciários, os quais eram responsáveis por 90% da economia do Município. A proposta de criação da ETFG em Contagem ainda oportunizava alunos de grupos sociais diversos a alcançar alvos mais significativos, tendo acesso a uma educação de qualidade e futuro profissional compatíveis com as exigências do mercado. As negociações resultaram em um Protocolo de Intenções e, em 10 de fevereiro de 1995, foi inaugurada a Escola Técnica de Formação Gerencial de Contagem.

A filosofia da ETFG - Contagem sempre esteve, desde sua implantação, pautada no modelo de formação gerencial do Sistema SEBRAE de Ensino, responsável pelo repasse de tecnologia e orientação metodológicas. A capacitação de docentes e equipe técnica possibilita a constante melhoria do padrão de qualidade do ensino.

Teve início, em agosto de 2002, o curso Técnico Ambiental e de Segurança com o objetivo de preparar profissionais competentes para atuar na gestão integrada daso integrada áreas de meio ambiente e de segurança do trabalho. O Curso tem credenciamento do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e do CRQ - Conselho Regional de Química.

Para ampliar a oferta de Cursos Técnicos e de Qualificação, foi construída,em agosto de 2003, a nova sede, através do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP/MEC. Com projeto arquitetônico moderno, instalações confortáveis, laboratórios, salas de Informática, auditório, biblioteca, sala para ensino de línguas estrangeiras, laboratório de Empresa Simulada, sala de Desenvolvimento Empresarial, dentre outros espaços, a ETFG-Contagem passou a contar com uma área construída de 3.131m2..

Estamos há 12 anos, através de um ensino consolidado, formando jovens empreendedores aptos a ingressarem, com competência e empreendedorismo, no mercado de trabalho e também a prosseguirem seus estudos em uma universidade. Atualmente existem 15 escolas de Formação Gerencial em Minas Gerais, preparando jovens para o exercício da cidadania, das relações humanas e da administração empresarial, buscando aproximação acadêmica e profissional de futuros técnicos em gestão ao setor produtivo.

A ETFG-Contagem tem se destacado, desenvolvendo programas pedagógicos que possam garantir a preparação de profissionais éticos e capacitados para as áreas administrativa, ambiental e de segurança do trabalho.

Há absorção satisfatória dos Técnicos formados e estagiários no mercado de trabalho, o que vem sendo altamente estimulador para os demais alunos e toda equipe da ETFG – Contagem. Isso vem afirmar a boa avaliação institucional interna e externa dos cursos. Dados oriundos de feiras, pesquisas, trabalhos, tutoria, estágio supervisionado, acompanhamento de egressos comprovam a valorização profissional de nossos técnicos.

A ETFG-Contagem já formou mais de 750 técnicos que estão inseridos, de forma destacada, no mercado de trabalho, em diversas empresas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O sucesso profissional de nossos técnicos ilustra uma forte distinção quanto à qualidade do ensino e aos agregados comportamentais que a escola oferece.